Quick menu de navegação :

  1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal da secção
  3. Ir para a ferramenta de pesquisa
  4. Ir para o menu Ajuda
  5. Ir para o Módulo
  6. Vá para a lista de atalhos de teclado

Menu Ajuda :

  1. Sanofi Mundial |
     
  2. Sites Sanofi no Brasil |
     
  3. Sites do Grupo |
     
  4. Contato |
  5. Mapa do Site |
  6. Ajuda
  1. RSS
  2. Tamanho da fonte

    Reduzir Aumentar  
 
 

Tromboembolismo venoso

Conteúdo :

TVP (Trombose Venosa Profunda) e TEV (Tromboembolismo Venoso) são a mesma coisa?

Não são a mesma coisa, mas estão extremamente relacionados. TEV significa Tromboembolismo Venoso, um termo que inclui tanto a Trombose Venosa Profunda (TVP) como a sua maior complicação, que é a embolia pulmonar. A TVP, como o próprio nome diz, significa a formação de um trombo (um coágulo de sangue) em uma veia localizada profundamente, na maioria das vezes nas pernas. Muitas vezes, parte desse coágulo se solta, “viaja” pelas veias e pára em uma das veias do pulmão, e é isto que chamamos de embolia pulmonar.

TEV = TVP + EP

Saiba mais:

pix

Quais as conseqüências do TEV?

O TEV pode passar totalmente despercebido se o trombo for muito pequeno ou causar dor, inchaço e vermelhidão importantes na perna que está com a veia entupida.

No entanto, a conseqüência mais temida é a embolia pulmonar. Às vezes, o coágulo que pára no pulmão é grande e pode inclusive colocar em risco a vida da pessoa.

Imagem de uma veia pós-trombótica

Outra complicação é a chamada Síndrome Pós-trombótica. Ela ocorre após um episódio de trombose, causa inchaço e dor na perna que persistem por muito tempo. Também podem aparecer feridas e infecções repetidas na perna afetada.

 
ESSA VOCÊ NÃO SABIA!
... um trombo nas artérias coronárias (que levam sangue às paredes do coração) pode causar um infarto agudo do miocárdio?

... um trombo nas artérias cerebrais (que levam sangue às diversas partes do cérebro) pode causar um acidente vascular cerebral, popularmente chamado de derrame cerebral?

... um trombo nas artérias renais (que levam sangue aos rins) pode causar um mau funcionamento dos rins, a chamada insuficiência renal?

... um trombo ou um êmbolo nas artérias pulmonares (que levam sangue aos pulmões) pode causar o chamado tromboembolismo pulmonar, o mais comumente Embolia Pulmonar (EP), na maioria das vezes fatal?

Atualizado em: 04 de Maio de 2007