Quick menu de navegação :

  1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal da secção
  3. Ir para a ferramenta de pesquisa
  4. Ir para o menu Ajuda
  5. Ir para o Módulo
  6. Vá para a lista de atalhos de teclado

Menu Ajuda :

  1. Sanofi Mundial |
     
  2. Sites Sanofi no Brasil |
     
  3. Sites do Grupo |
     
  4. Contato |
  5. Mapa do Site |
  6. Ajuda
  1. RSS
  2. Tamanho da fonte

    Reduzir Aumentar  
 
 

Gripes e Resfriados

Conteúdo :

Gripes e Resfriados

Importante

O objetivo deste Canal é oferecer informações, de forma simples e lúdica, para que você e sua família possam compreender melhor algumas doenças de interesse público e adotar atitudes preventivas. Essas informações resumem o melhor entendimento dos conhecimentos disponíveis sobre os temas abordados, mas não substituem, sob qualquer hipótese, a avaliação de um profissional de saúde e tampouco devem servir de incentivo, sugestão ou indução para alguém se automedicar!

 
Vírus da gripe

Lembrar da recente ameaça da gripe aviária - e da possibilidade de uma nova epidemia de gripe no mundo, como a gripe suína – desperta nosso interesse sobre como essa doença se instala em nosso organismo e os cuidados que devemos ter para tentar prevenir ou reduzir a sua transmissão.

 

E logo vem a primeira pergunta: gripe é igual a resfriado? E alguém responde: claro que não! A gripe é um resfriado mais forte! Será? Vamos esclarecer isso...

Tanto a gripe como o resfriado são doenças respiratórias com características semelhantes, como o fato de serem causadas por vírus que, geralmente, são detectados e eliminados pelo próprio organismo. No entanto, os sintomas de cada uma delas e suas conseqüências costumam ser bastante diferentes. Além da gripe e resfriado serem causados por vírus diferentes, a gripe não deve ser considerada uma doença menor ou um “resfriado mais forte”, pois suas complicações podem ser bastante graves, principalmente em crianças e pessoas mais velhas.

Importante

 
A gripe aviária e a gripe suína não são o foco do conteúdo deste Canal. Portanto, se você quiser obter mais informações sobre os assuntos, sugerimos que consulte os seguintes endereços na Internet:

 

Ministério da saúde
www.saude.gov.br

Secretaria de Vigilância em Saúde
www.saude.gov.br/svs

Agência Nacional de Vigilância Sanitária
www.anvisa.gov.br

Organização Mundial da Saúde
www.who.int

GROG – Grupo Regional de Vigilância da Gripe
www.grogbrasil.com.br