Sanofi Genzyme lança campanha “Mexa-se pela Esclerose Múltipla”

Com duração de um ano, primeira fase abordará a importância do bem-estar físico e contará com aulas gratuitas em aplicativo de treinos online BTFIT

São Paulo, 15 de agosto de 2019 – agosto é lembrado como o mês de conscientização da Esclerose Múltipla, doença que afeta o sistema nervoso central de aproximadamente 35 mil pessoas no Brasil.1 Para conscientizar sobre a enfermidade e os desafios enfrentados pelos pacientes, a Sanofi Genzyme lança esse mês a campanha anual “Mexa-se pela Esclerose Múltipla”. Dividida em três fases, as ações estão baseadas em três pilares importantes para a qualidade de vida de quem convive com a doença: exercício físico, mindfullness e nutrição. 

O conceito da campanha Mexa-se pela EM vai além do sentido literal de mexer-se e incentiva a mudança de hábito a partir da movimentação com atividades físicas adequadas e também com a preocupação com a saúde mental, a alimentação e informação sobre a doença. 

“Todos podem mexer-se pela esclerose múltipla. Pacientes podem se dedicar a exercícios para a saúde do corpo e da mente, como meditação ou yoga. Familiares podem estimular a alimentação nutritiva. E a população de maneira geral pode estar munida com informações sobre a doença”, explica Rafael Prado, diretor de Doenças Raras e Esclerose Múltipla da Sanofi Genzyme. 

A primeira fase, iniciada esse mês, é dedicada principalmente à educação sobre o bem-estar físico, com o “Desafio Mexa-se pela EM” no aplicativo de treinos online BTFIT, da Bodytech Company. Trata-se de um programa gratuito de 30, 60 ou 90 dias com aulas em vídeo semanais de pilates, yoga, dança e treinamento funcional adequados para pacientes com esclerose múltipla. 

“Em um passado não muito distante, os médicos recomendaram que as pessoas com esclerose múltipla evitassem o exercício, por receio de agravar os sintomas. Mas isso mudou e hoje vários estudos mostram seu papel fundamental na diminuição do cansaço, na melhora do equilíbrio, das funções cognitivas e do controle das funções intestinais e da bexiga, no retardo da perda de volume cerebral e aumento de força muscular”, reforça o neurologista Gutemberg Augusto Cruz dos Santos. Ainda segundo o médico, a alimentação também impacta nas consequências da doença. “Se formos pensar nos alimentos que potencializam a memória, por exemplo, recomendamos brócolis, abacate, ovos, peixes e cacau”.     

Com a expertise da equipe multidisciplinar de educadores físicos da Bodytech e consultoria do médico neurologista, as aulas vão de intensidade leve a intensa. Além disso, no início de cada treino, há uma dica em vídeo sobre alimentação, sono e saúde mental também pensadas para o paciente e dadas pelo médico consultor especialista na doença. Qualquer pessoa pode fazer as aulas de maneira gratuita baixando o app para iOs (http://abre.ai/btfitstore) ou Android (http://abre.ai/btfitgoogle). 

O primeiro momento da campanha inclui também o lançamento da plataforma online de comunicação sobre esclerose múltipla da Sanofi: Ano Laranja https://www.sanoficonecta.com.br/anolaranja. O site é um hub de conteúdo que reúne informações sobre a doença direcionadas para público leigo e também médico. 

As próximas fases da campanha Mexa-se pela Esclerose Múltipla, que durará até agosto de 2020, incluirão outras iniciativas online e off-line com o objetivo de seguir promovendo a discussão e o conhecimento sobre EM e a importância do bem-estar físico e mental, e nutrição para os pacientes.   

Sobre a Sanofi

A Sanofi se dedica a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas.

Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo.

Sanofi, Empowering Life, uma aliada na jornada de saúde das pessoas.

Sobre o BTFIT

A plataforma BTFIT inclui um site e um aplicativo de download gratuito para smartphones e tablets, disponível nos sistemas operacionais Android e iOS. O BTFIT permite a prática de atividade física com orientação profissional a qualquer hora e em qualquer lugar (em casa, ao ar livre ou em academias). O app oferece aulas coletivas exclusivas de SuperIoga, 20 Min Workout, Abdominal, Mat Pilates, Ballet Fitness & CardioDance, além do Personal Trainer Online, que prescreve treinos personalizados, e de vários desafios, cada um com um objetivo. 

Para mais informações:

Imagem Corporativa
Assessoria de Imprensa Sanofi

Nathália de Angelis
(11) 3526-4561
nathalia.angelis@imagemcorporativa.com.br

Adriana Solinas
(11) 3526-4535
adriana.solinas@imagemcorporativa.com.br

Referências:

1. Multiple Sclerosis: Just the Facts. National Multiple Sclerosis Society. Retrieved November 28, 2012 from www.nationalmssociety.org/download.aspx?id=22.