Autocuidado: Pesquisa revela comportamento da geração Millennials no Brasil sobre atenção à saúde

Novo estudo identificou que três quartos dos consumidores Millennials dizem manter boa saúde devido ao autocuidado; por outro lado, metade dos profissionais de saúde consideram que a falta de informação qualificada é uma das principais barreiras. 

São Paulo, 24 de Julho de 2019 – A Sanofi divulgou hoje um novo relatório intitulado “Be Your Best 2019 – Empowering the Net Generation to Make the Most of Self-Care”, que revela como esse grupo de consumidores está moldando o futuro do autocuidado e o que consideram mais importante. O levantamento foi realizado com 3200 pessoas (consumidores, médicos e farmacêuticos), entre março e abril de 2019, contemplando os nascidos entre 1981 a 1996 (faixa etária de 23 a 38 anos) residentes em oito países: Brasil, Estados Unidos, França, Reino Unido, África do Sul, Rússia, China e Japão.  

Segundo o estudo, as três coisas que mais importam para esta geração são bem-estar, acesso a informações confiáveis de profissionais de saúde e conveniência. No entanto, enquanto o autocuidado é verbalizado como fundamental para a vida dos Millennials, na prática o discurso parece ser mais aspiração do que ação. Em todos os países, os consumidores concentram-se em tratar seus problemas de saúde à medida em que ocorrem, em vez de evitar futuras doenças e fazer acompanhamento contínuo. No entanto, eles estão conscientes da necessidade de mudar e 45% afirmaram que desejam ter uma postura preventiva no futuro.

Para Alan Main, vice-presidente executivo e chefe da Global Business Unit Consumer Healthcare, unidade de negócios que encomendou o estudo, “o relatório revela que, embora a intenção esteja lá, os consumidores Millennials podem aprimorar suas escolhas a partir de informação qualificada. Na atual sociedade da informação, cabe aos principais atores, como governos, formuladores de políticas públicas e indústria, responderem ao chamado desses consumidores, que desejam obter informações necessárias para viver vidas mais completas e saudáveis”, afirma o executivo.

Os Millennials são muito confiantes no que se refere ao seu próprio autocuidado. Tanto que três quartos dos entrevistados relataram manter bom nível de saúde através do autocuidado. A maioria leva o tema muito a sério, com 43% dos participantes da pesquisa afirmando procurar informações sobre o tema pelo menos uma vez por semana, e isso se estende para as escolhas e decisões de compras. O estudo identificou que os Millennials pesquisam, comparam e selecionam os produtos que funcionam para eles, mesmo antes de se deslocar a uma loja ou farmácia. 

“Como unidade de negócios composta por marcas fortes para os cuidados de dor, alergias, distúrbios gastrointestinais e vitaminas, a CHC Brasil considera de grande relevância estar à frente da discussão do autocuidado com o objetivo de educar de forma responsável o consumidor sobre o tema”, afirma Rodolfo Hrosz, diretor-geral da Unidade Global de Negócios de Consumer Health Care da Sanofi no Brasil. 

No Brasil, 72% dos consumidores relacionam autocuidado à alimentação saudável e 53% dos entrevistados gostariam de ter mais conhecimento para praticar ainda mais autocuidado em suas vidas. De acordo com a pesquisa, 87% dos profissionais entrevistados concordam que os consumidores devem praticar autocuidado para condições de saúde não consideradas graves. Porém, 59% deles acreditam ser insuficiente o nível de informação oferecida para o público leigo no País.

De maneira geral, os resultados para o Brasil mostram que o conceito de autocuidado está muito relacionado à decisão por um estilo de vida saudável, no que diz respeito à alimentação, prática regular de exercícios e busca por equilíbrio físico e mental. Mas, também ficou evidente o protagonismo que a geração Millennials assume ao tomar decisões importantes sobre como cuidar da própria saúde, desde o ponto de vista comportamental até o uso de produtos isentos de prescrição médica para problemas corriqueiros e sem gravidade. 

Como nativos digitais, os Millennials consideram a internet como fonte mais importante de informação sobre o autocuidado, antes mesmo dos profissionais de saúde. No entanto, 59% dos profissionais de saúde acreditam que os consumidores não realizam o autocuidado de forma suficiente. Os profissionais de saúde também afirmam que a dependência de pesquisas on-line pode, paradoxalmente, causar uma preocupação desnecessária. Outro dado mostra que somente um terço dos entrevistados se sente bem informado sobre as opções de autocuidado disponíveis nos serviços de saúde locais.

“Todas as partes interessadas na área de saúde precisam se esforçar para ouvir essa geração de dois bilhões de consumidores. Se pudermos ajudar a moldar o campo de atuação em parceria para reconhecer o valor do autocuidado, adaptar políticas e acordos de regulamentação, e melhorar a saúde através do uso responsável de dados integrados, poderemos realmente transformar o sistema de saúde”, conclui Alan Main. 

Notas aos editores

Sobre o relatório “Be Your Best 2019 – Empowering the Net Generation to Make the Most of Self-Care”

Datas de trabalho de campo: março a abril de 2019

Métodos:

  • Entrevistas on-line auto-administradas [20 minutos de duração] - realizado pela Harris Interactive entre março a abril de 2019.
  • Social listening: Análise de aproximadamente 2.7 milhões de posts de mídia social entre março de 2017 e abril de 2019. Um cronograma mais curto (janeiro a abril de 2019) foi implementado para os EUA para garantir que o subsídio de dados não fosse direcionado a esse mercado - conduzido pela Pulsar.

Visão global:

  • Pesquisa encomendada pela Sanofi Consumer Healthcare foi realizada em oito mercados (França, Reino Unido, Rússia, EUA, Brasil, China, Japão, África do Sul).
  • Explorou as atitudes dos HCPs (GPs e farmacêuticos nascidos entre 1981 e 1996) da Geração Millennials, todos com a mesma faixa etária, para entender como essas partes interessadas estão moldando o futuro cenário do autocuidado.
  • O relatório completo pode ser acessado aqui: sanofi.com | ‘7-Be your best report’

Referência:
Sanofi Millennials Self Care Research

Sobre a Sanofi

A Sanofi se dedica a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas. 

Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo. 

A Unidade de Negócios Global de Consumer Healthcare faz parte da Sanofi, uma organização global de saúde, dedicada a melhorar a vida das pessoas em todo o mundo. Consumer Healthcare teve vendas de US $ 4,7 bilhões em 2018. É uma das três principais organizações no mercado de CHC e fornece soluções de autocuidado inovadoras e centradas no consumidor que são adaptadas a quatro categorias globais: Gripe e Alergia, Dor, Saúde Digestiva e Saúde Nutricional.

Sanofi, Empowering Life, uma aliada na jornada de saúde das pessoas.

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