‘Movidos pelo Coração’ realiza exames gratuitos e ações preventivas em Campinas

Evento acontece na Praça Arautos da Paz, no Parque Taquaral, e contará com orientações médicas, treinamento de ressuscitação cardíaca e oficinas culturais para a população.

São Paulo, 07 de novembro de 2019 — A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Sanofi promovem em 09 de novembro (sábado), das 9h às 15h, o “Movidos pelo Coração”, maior movimento nacional de combate a doenças cardiovasculares. A ação, que será realizada na Praça Arautos da Paz, próximo à Lagoa do Taquaral, Campinas, conta com a realização de exames de saúde gratuitos, como teste de colesterol fracionado, glicemia, aferição de pressão arterial, medidas de circunferência abdominal e treinamento de emergências cardiovasculares, além de atividades culturais, com aulas de dança e apresentações artísticas de música e teatro, todos com a temática da prevenção e identificação de fatores de risco cardiovascular.

O evento é motivado pelo alto índice das doenças cardiovasculares que acometem os brasileiros. Até o final deste ano, o Cardiômetro (www.cardiometro.com.br) da SBC deve registrar cerca de 400 mil mortes por doenças cardiovasculares no país1 no ano de 2019. O indicador faz uma previsão estatística e foi desenvolvido pela entidade com intuito de alertar sobre esta que é a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, 34 pessoas morrem por hora em decorrência de doenças cardiovasculares no país.2 Para a cidade de Campinas, a estimativa da SBC é de cerca de 2 mil mortes até o final do ano por doenças cardiovasculares e, na região metropolitana, cerca de 6,4 mil óbitos.

“As doenças cardiovasculares são silenciosas, por isso a conscientização sobre o problema e suas causas são passos importantes para alertar a população a buscar acompanhamento médico e praticar o autocuidado. Aderir a hábitos mais saudáveis, com alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e mais momentos de lazer e descanso contribuem efetivamente para evitá-las”, afirma a diretora Médica da Sanofi, Glaucimar Basaglia.

“O Movidos pelo Coração presta um serviço de saúde para as pessoas, por meio de testes rápidos que identificam, por exemplo, colesterol alto. Além disso, promove conscientização para um tema extremamente relevante, que é a saúde do coração, de forma lúdica e com atividades culturais. O objetivo da iniciativa é despertar as pessoas para a importância da prevenção, que está alinhada ao nosso propósito de sermos parceiros na jornada de saúde das pessoas”, ressaltando Márcia Goraieb, diretora de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da Sanofi. 

O Movidos pelo Coração é promovido pela Secretaria Especial da Cultura — Ministério da Cidadania e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Sanofi. A iniciativa já percorreu diferentes capitais do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Minas Gerais, para levar informações e conscientização a diferentes públicos.

Prevenção como primeiro passo

As doenças cardiovasculares se transformaram em uma epidemia que pode ser combatida começando pela disseminação de informações qualificadas. No mundo, um terço das mortes em 2016 ocorreram por doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).3,4 No Brasil, elas causam o dobro de mortes em comparação às relacionadas a todos os tipos de câncer juntos, três vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções, incluindo a AIDS.1 “O mais preocupante é que essas mortes prematuras podem ser evitadas a partir de pequenas mudanças no dia a dia e no controle de fatores de risco como hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, obesidade, estresse, sedentarismo, entre outros”, observa Glaucimar.

A obesidade e o sedentarismo são condições crescentes nas últimas cinco décadas, e se associam, por exemplo, à manifestação de outras enfermidades, como diabetes e hipertensão4. No Brasil a prevalência de obesidade em 34 anos aumentou em mais de quatro vezes para os homens (de 2,8 para 12,4%) e em mais de duas vezes para as mulheres (de 8 para 16,9%), posicionando o país em quarto lugar entre os países com maior número de pessoas obesas.4

De acordo com a Diretriz de Prevenção da SBC, praticar 150 minutos de atividades físicas por semana auxilia no combate ao sedentarismo e, consequentemente, às suas complicações4. Segundo o documento, o número de óbitos por doenças do coração cairia em 15,8% para homens e 15,2% para mulheres se a população praticasse exercícios físicos com regularidade. Até setembro deste ano, o cardiômetro registrou mais de 289 mil mortes em decorrência de doenças cardiovasculares1 em 2019.

MOVIDOS PELO CORAÇÃO
SERVIÇO:
Data: 9 de novembro
Local: Praça Arautos da Paz
Endereço: Vila Nogueira, Campinas/SP
Horário: 9h às 15h
Programação

PALCO
Das 9h00 às 9h30: DJ e mestre de cerimônias convidando a população para as atividades
Das 9h30 às 10h00: Curso TECA-L - Treinamento de Emergências Cardiovasculares
Das 10h00 às 10h30: Grupo de Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko
Das 10h30 às 11h: Aula de Zumba
Das 11h00 às 11h30: Abertura (SBC e Sanofi) e Curso TECA-L
Das 11h30 às 12h30: Orquestra Instituto Anelo
Das 12h30 às 13h30: Espetáculo Músico-teatral “Animambembe”
Das 13h30 às 14h00: Aula de Zumba
Das 14h às 15h: Grupo Musical Caravela Latin Jazz

EXAMES (com início às 9h30 - capacidade de realização: 500 exames com distribuição de senhas)
  • Teste de Colesterol (fracionado)
  • Teste de Glicemia
  • Circunferência abdominal
  • Aferição de pressão arterial

Referências

  1. Cardiômetro. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Disponível em: <http://www.cardiometro.com.br>. Acesso em: outubro/2019.
  2. Ministério da Saúde. Portal Legado Brasil. Hipertensão afeta um a cada quatro adultos no Brasil. Publicado em 26/04/2019. Disponível em: <http://legado.brasil.gov.br/noticias/saude/2019/04/hipertensao-afeta-um-a-cada-quatro-adultos-no-brasil>. Acesso em: outubro/2019.
  3. IHME Institute for Health Metrics and Evaluation. Global Burden Of Disease 2017, Our World in Data. Disponível em: <http://www.healthdata.org/research-article/global-regional-and-national-age-sex-specific-mortality-282-causes-death-195>. Acesso em: outubro/2019.
  4. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2019. Prevenção Primária, p.810. Disponível em: <http://publicacoes.cardiol.br/portal/abc/portugues/2019/v11304/pdf/11304022.pdf>. Acesso em: outubro/2019.

Sobre a Sanofi

A Sanofi se dedica a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas.

Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo.

Sanofi, Empowering Life, uma aliada na jornada de saúde das pessoas.

Este material é dirigido exclusivamente à imprensa especializada como fonte de informação. Recomenda-se que o conteúdo não seja reproduzido integralmente. As informações veiculadas neste documento têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamento para o seu paciente.

Para mais informações:
Imagem Corporativa

Suelen Rodrigues
(11) 3526 – 4561
suelen.rodrigues@imagemcorporativa.com.br 

Érica Rizzi
(11) 3526 - 4535
erica.rizzi@imagemcorporativa.com.br