Informações importantes sobre Plaquinol® e COVID-19

Brasil. São Paulo, 26 de março de 2020 — Houve um aumento de cobertura na mídia referente ao uso off label de hidroxicloroquina no tratamento do COVID-19 com base em resultados preliminares de estudos independentes de diferentes países. A situação está levantando muitas perguntas de nossos diferentes interlocutores.

Segurança do paciente é a prioridade

Até o momento, não existem evidências clínicas suficientes para tirar conclusões sobre a eficácia ou segurança clínica da hidroxicloroquina (ou cloroquina) no tratamento do COVID-19. Os resultados preliminares de diferentes estudos independentes requerem análises adicionais e estudos clínicos mais robustos e amplos para avaliar o perfil de riscos e benefícios do Plaquinol® para o paciente com COVID-19.

Hoje, no Brasil, o Plaquinol® (hidroxicloroquina) está registrado para o uso no tratamento de algumas doenças reumatológicas, como lúpus e artrite reumatoide, ou como tratamento profilático em doenças dermatológicas, como erupções sensíveis à luz; também indicado no tratamento supressivo e crises agudas de malária.

Qualquer uso deste medicamento para combater esse novo coronavírus é considerado atualmente como off label (ou seja, a segurança e eficácia da hidroxicloroquina não foi aprovada por nenhuma autoridade regulatória para a indicação da doença induzida por COVID-19).

Garantir a continuidade do fornecimento

Uma de nossas prioridades é garantir a continuidade do fornecimento para o uso de Plaquinol® nas indicações atuais.

Para informações: solicitamos que todo o uso off label seja comunicado às equipes de farmacovigilância afiliadas da Sanofi, pelo e-mail sanofi.brasilfarmacovigilancia@sanofi.com, independentemente de os pacientes sofrerem ou não eventos adversos.

Consulte sempre um profissional de saúde.

Caso necessite de outros esclarecimentos, entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente:
0800-703-0014, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 20h
sac.brasil@sanofi.com

Clique aqui para ler nossa nota de segurança sobre o Plaquinol®