Estudo clínico de fases 1 e 2 no Brasil da vacina candidata contra a COVID-19 desenvolvida pela Sanofi em parceria com a Translate Bio

Como parte de seu compromisso com o combate à COVID-19, a Sanofi está desenvolvendo globalmente uma vacina à base de RNA mensageiro, em colaboração com a Translate Bio. Este é um de seus dois projetos de vacina contra a COVID-19 em andamento. Após receber as aprovações necessárias no Brasil, o estudo clínico fase 1/2 desta vacina candidata foi iniciado no país em agosto de 2021.

Sobre o estudo
O estudo Fase 1/2 da vacina candidata da Sanofi com tecnologia RNA mensageiro, em colaboração com a TranslateBio, é um estudo global conduzido com aproximadamente 333 adultos saudáveis com idade a partir de 18 anos em 13 centros de pesquisa.

No Brasil, o estudo prevê a participação de até 80 brasileiros com idade a partir de 18 anos e será realizado em 2 centros de pesquisa, os quais serão os responsáveis pela seleção dos voluntários elegíveis. Os voluntários serão acompanhados por cerca de 12 meses.

A vacina investigada neste estudo é a base de RNA mensageiro, também conhecida por RNAm, técnica que ajuda o organismo a gerar imunidade contra o vírus causador da COVID-19, o SARS-CoV-2. A intenção é que o RNAm sintético dê as instruções ao organismo para a produção de proteínas encontradas no vírus. Uma vez produzidas no organismo, elas estimulam a resposta do sistema imunológico resultando em proteção para o indivíduo que recebeu a vacina¹.

O estudo visa avaliar a imunogenicidade (capacidade de gerar resposta imune protetiva) desta vacina candidata, após dados pré-clínicos mostrarem altos níveis de anticorpos neutralizantes. A Sanofi e a Translate Bio esperam ter os resultados preliminares desse estudo no quarto trimestre de 2021.

Sobre o recrutamento de voluntários
Pessoas saudáveis com idade a partir de 18 anos, sem infecção prévia por COVID-19, que não tenham sido vacinadas contra a doença e tenham interesse em participar como voluntárias no estudo devem contatar diretamente os centros de pesquisa, os quais possuem uma equipe adequada para orientar e fornecer as informações adicionais sobre a seleção dos voluntários elegíveis, sendo eles:

Belo Horizonte, MG Centros de Estudo Infection Control Ltda
Campo Grande, MS Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Nosso compromisso com o combate à COVID-19
Reafirmamos o nosso compromisso com o combate à COVID-19 com o desenvolvimento de duas vacinas candidatas contra a doença: vacina com tecnologia de RNAm em colaboração com a Translate Bio (em fase 1/2 de estudo clínico, incluindo Brasil) e vacina à base de proteína recombinante com adjuvante, em colaboração com a GSK (em fase 3 de estudo clínico).

Além de desenvolver suas duas vacinas próprias contra a COVID-19, a Sanofi é a única farmacêutica a utilizar seu conhecimento e capacidade industrial para apoiar a produção de três diferentes vacinas contra a COVID-19, a fim de ajudar no fornecimento global de vacinas e no combate à pandemia, sendo elas, BioNTech, Johnson & Johnson, e Moderna.

Referência

1. WHO.The different types of COVID-19 vaccines. Disponível em: https://www.who.int/news-room/feature-stories/detail/therace-for-a-covid-19-vaccine-explained Acesso em 22/07/2021