Juntos melhorando o acesso aos cuidados de saúde

Aqui cada um pode ser Do Seu Jeito

A diversidade e a inclusão são temáticas presentes na estratégia da Sanofi, a qual acredita que a diversidade cultural, de perspectivas, opiniões e experiências enriquece a organização, estimula a inovação e promove um ambiente mais plural e participativo. Dentro e fora da empresa, o respeito a todos é incentivado.




Sanofi de todos

Um comitê multidisciplinar, formado por voluntários de diferentes áreas, compartilha o objetivo de promover diversidade e inclusão. Juntos, esses voluntários definem diretrizes, conduzem projetos e acompanham metas e resultados em quatro frentes:

A estratégia de D&I estabelece ainda 3 frentes de trabalho, com intuito de difundir essa transformação gradativamente dentro da companhia: “Recrutamento”, visando realizar processos seletivos mais inclusivos; “Educação”, com iniciativas e treinamentos que permitam aos colaboradores compreender o conceito de diversidade, nomenclaturas e comportamentos alinhados a essa estratégia; e “Ações externas”, que se referem aos compromissos e atividades para além da companhia em favor da diversidade.

Em 2019, durante o Dia Global de Diversidade & Inclusão da Sanofi, a companhia formalizou seu compromisso com o tema por meio da adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres e Pacto Global) e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.




Igualdade de gênero em números

As iniciativas promovem tomadas de decisão mais conscientes e foram essenciais para alcançar, em três anos, o equilíbrio entre homens e mulheres na força de trabalho da farmacêutica:

A representatividade das mulheres na liderança também cresceu, resultado de uma cultura corporativa que promove o empoderamento feminino:

A política de salários é igual para homens e mulheres na mesma posição e com a mesma experiência.




A voz é delas

Cinco mulheres empreendedoras com histórias inspiradoras de comunidades periféricas de São Paulo contadas por meio do projeto Biografias Colaborativas. Elizandra Cerqueira, Rúbia Mara da Silva Oliveira, Teomila Veloso, Vanessa Berrouiguet e Renata Alves Ferreira Santos foram selecionadas para fortalecerem seus negócios por meio de empoderamento econômico com a venda de seus livros e incentivo financeiro da Sanofi, além de capacitação no Sebrae-SP e mentoria com voluntárias da companhia.

Como parte do projeto, a Sanofi promoveu um Mentoring Day. O evento proporcionou o diálogo entre as cinco empreendedoras biografadas, mentoras e mais de 20 colaboradores da Sanofi com o objetivo de ouvir as histórias de sucesso destas mulheres e compartilhar conhecimentos em temas fundamentais para o presente e futuro dos seus negócios.

Para a Sanofi, essas mulheres traduzem os valores que norteiam a organização. Ter coragem para “arriscar”, não ter medo de “errar” e trabalhar em equipe para alcançar seus objetivos. Os livros da coleção estão à venda para o público em geral como forma de inspirar outras pessoas. Para adquirir os livros e visualizar os últimos capítulos dessas histórias, acesse o site.

O projeto Biografias Colaborativas contou com o patrocínio da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e da Sanofi por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.




Cartas que inspiram

A Sanofi promoveu momentos de interação para que seu time exercitasse perspectivas sobre realidades diferentes e tivesse novas oportunidades de aprendizado. Em parceria com a plataforma ATADOS, que conecta ONGs e voluntários, foi realizado o projeto Carta & Carreira. De forma voluntária, colaboradores da Sanofi trocaram cartas às cegas com jovens em situação de vulnerabilidade, dividindo experiências sobre carreira, futuro e suas vivências.

O Carta & Carreira é uma oportunidade de compartilhar nossos conhecimentos e nossas experiências profissionais e pessoais com jovens que estão começando a buscar caminhos para o seu futuro e que, muitas vezes, se sentem inseguros. A troca de cartas de maneira anônima torna o projeto ainda mais interessante. A emoção vem mesmo quando conhecemos o jovem pessoalmente, na Sanofi, e temos a oportunidade de vivenciar um momento único e inesquecível.

Thais Contente, colaboradora da Sanofi e voluntária do Carta & Carreira
Acesse os nossos relatórios