“Nossa Responsabilidade” - Ética & Transparência

Ética & Transparência são o cerne da responsabilidade social da Sanofi. É nossa forma de trabalhar todos os dias e é a base do nosso relacionamento com os nossos stakeholders

Acreditamos fortemente que a Ética e a Transparência são verdadeiros impulsionadores da criação de valores, essenciais e indiscutíveis, para preservar e fortalecer a confiança dos pacientes, stakeholders e da nossa comunidade.

Desenvolvemos regras claras em linha com as legislações e regulamentos dos países em que operamos.

Ética médica e bioética: práticas responsáveis e crescimento sustentável

Com novas biotecnologias, avanços científicos, prioridades de saúde pública, maior demanda por transparência e proteção de dados, melhoramos e atualizamos constantemente nossas exigências éticas em relação à condução de pesquisas clínicas.

A empresa também foca nos desafios éticos em relação ao uso de animais na pesquisa e produção de medicamentos e vacinas. Os princípios 3Rs (substituição, redução e refinamento do uso animal) são completamente aplicados dentro da Sanofi. O Diretor Veterinário da Sanofi preside o Órgão Consultivo de Ética Animal criado para tratar de questões sociais relacionadas ao uso e proteção dos animais. Seu objetivo é definir as orientações e posicionamento da Sanofi quanto ao uso dos animais em consonância com as recomendações internacionais.

A Sanofi tem mantido seu esforço para substituir e reduzir o uso de animais, sendo que desde 2013, a redução global foi de 45%.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ÉTICA ANIMAL: USO RESPONSÁVEL DE ANIMAIS EM PESQUISA E PRODUÇÃO

Transparência: credibilidade e confiança contínuas

Por sermos comprometidos com a credibilidade e a confiança, a transparência é item fundamental da nossa estratégia. Divulgamos tanto nossos investimentos junto aos profissionais de saúde como todos os protocolos de estudo clínico em andamento (incluindo os resultados positivos e negativos de tais estudos).

Transparência do uso de animais:
A Sanofi assinou a Carta francesa de Transparência sobre o uso de animais para fins científicos e regulatórios. Estamos comprometidos em tornar as informações sobre o uso de animais acessíveis ao público em geral. Mais detalhes sobre o programa de proteção animal da Sanofi são fornecidos na Ficha Técnica de Proteção Animal

Ética empresarial: faça a coisa certa, da maneira certa, na hora certa e pela razão certa

Apoiado por todos os departamentos, o Departamento de Ética & Integridade nos Negócios (E&BI) é um dos pilares da abordagem ética da Sanofi, auxiliando na realização de nossos objetivos de negócios e ao mesmo tempo garantindo a conformidade e promovendo valores éticos nas atividades cotidianas.

Nosso Código de Ética está disponível em 29 idiomas e é fornecido a todos os funcionários da Sanofi. Ele aborda 13 tópicos essenciais que estão apoiados por políticas, procedimentos internos e regulamentações externas relacionadas à ética no setor farmacêutico.

Prontos para ouvir

A Sanofi escuta o que todos têm a dizer. Colaboradores, fornecedores e parceiros são encorajados a comunicar suas preocupações diretamente ao departamento de Ética e Integridade nos Negócios ou ao Compliance Helpline.

O Compliance Helpline está disponível a todos os funcionários da Sanofi e pessoas externas à nossa organização, como um canal de comunicação seguro e confidencial composto por uma página web e um número de telefone gratuito disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Acesse o Compliance Helpline através do website http://www.sanofiaventisgroup.ethicspoint.com/ ou do telefone 0800 721 8525.

O departamento de Ética e Integridade nos Negócios investiga todos os casos apresentados, com apoio de outras áreas de suporte, se necessário. As denúncias podem ser feitas de forma anônima e garantimos a confidencialidade das informações levantadas durante o processo de investigação.

Caso as denúncias sejam confirmadas, a Sanofi adota medidas corretivas e/ou disciplinares apropriadas e ações legais, quando aplicáveis.

A Sanofi não aceita retaliação aos colaboradores que relatam ou contribuem com esse processo, desde que estejam agindo de boa-fé, mesmo que as preocupações levantadas não venham a ser confirmadas.​​​​​​​

Nossos Champions de Ética e Integridade

A Sanofi tem um time de voluntários para o Programa Global de Champions de Ética e Integridade nos Negócios, que tem como propósito ampliar o diálogo com todos os colaboradores da companhia, disseminar internamente políticas, processos e procedimentos relacionados à área de Ética e Integridade.

Esse grupo é composto por um grande número de funcionários de diferentes áreas e níveis da companhia, favorecendo a capilarização dos temas de Ética e Integridade por toda a organização.

Associações de classe

A Sanofi também é, no Brasil, signatária dos códigos de condutas das principais associações de classe do mercado farmacêutico: Interfarma e ACESSA.

Acesse os nossos relatórios