Taekwondo VII: Inclusão pelo Esporte



O Taekwondo VII: Inclusão pelo Esporte é desenvolvido pelo Instituto Olga Kos com o patrocínio da Sanofi, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O objetivo principal do projeto é incluir a pessoa com deficiência intelectual à sociedade, por meio da prática do Taekwondo.

O intuito é trabalhar os aspectos físicos e motores dessas pessoas e aumentar a consciência corporal, além de estimular a interação social, estimular os aspectos cognitivos e promover a participação da família no processo de inclusão social.

Esses benefícios culminarão na autovalorização e na consciência de que esses alunos são pessoas capazes, suportes indispensáveis para a escolha de uma profissão e estímulo aos estudos. O incentivo ao esporte também ajuda na melhoria da saúde das pessoas com deficiências intelectuais, como a Síndrome de Down, pois, muitas vezes, elas possuem problemas cardíacos, respiratórios e obesidade. 30% das vagas do projeto são destinadas às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residam em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas. Desta forma, pretende-se possibilitar uma maior interação entre pessoas com e sem deficiência.

A Sanofi apoia 04 turmas (cada uma com 25 alunos) na cidade de São Paulo:

  • 2 turmas na APAE Diadema
  • 1 turma na Associação Vem Ser
  • 1 turma no CEU Casa Blanca

As aulas iniciaram em maio de 2018 e acontecem duas vezes na semana. Exames laboratoriais e avaliações físicas foram realizadas para garantir a participação dos interessados.

Ao final do projeto, o Instutito Olga Kos realizará um exame de faixa com demonstrações das técnicas aprendidas, entrega do certificado de graduação aos participantes, entrega das faixas e divulgação dos resultados.