Kids: Crianças e o Diabetes nas Escolas



Em 2014, foi lançado o Programa Kids – Crianças e o Diabetes nas Escolas, que tem como objetivo promover um ambiente escolar seguro para crianças e jovens com diabetes tipo 1. Trata-se de uma iniciativa de educação, sensibilização e conscientização que busca o controle do diabetes, evita a discriminação, e promove a qualidade de vida.

Esta é uma iniciativa conjunta em saúde pública realizada entre a Sanofi, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) e a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ). O programa foi aprovado pelo Ministério da Saúde, pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

O projeto promoveu encontros e atividades nas 15 escolas (públicas e privadas) contempladas, sendo 13 em São Paulo e duas no Ceará. A programação incluiu palestras interativas com conteúdos lúdicos sobre o funcionamento do corpo, noções básicas de diabetes, jogos de perguntas e respostas e atividades físicas.

Por meio de oficinas práticas, professores, cuidadores e pais de alunos portadores de diabetes também foram preparados a influenciar discussões sobre hábitos saudáveis e reunir esforços em prol do controle do peso e da obesidade infantil, bem como da redução do estigma e do isolamento social. Eles receberam material explicativo, com atividades teóricas e práticas, sobre sintomas, monitoramento e tratamento da doença, alimentação, complicações e autoconhecimento.

Todos os materiais educativos podem ser baixados, gratuitamente, no site da IDF. 

O pacote educativo do projeto está dividido em módulos para quatro públicos diferentes:

  • Pacote educativo 1: Equipe da escola;
  • Pacote educativo 2: Familiares de alunos com diabetes;
  • Pacote educativo 3: Alunos;
  • Pacote educativo 4: Familiares de aluno0073.
Para mais informações, acesse: ADJ