Ciência Móvel

Arte e ciência sobre rodas

Ciência Móvel é uma iniciativa da Fiocruz, com patrocínio da Sanofi, por meio da Lei Rouanet, com o apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

Dentro de um caminhão, estão exposições, jogos, equipamentos interativos, filmes e outras atividades que são montadas nas cidades em que chegam e ali permanecem por cerca de cinco dias. Durante a visitação do Ciência Móvel, o interior do caminhão transforma-se em uma sala multimídia com vídeos, oficinas e palestras com estudantes e com a comunidade local.

Até o final de 2016, em seus 10 anos de estrada, o projeto já havia passado por 92 municípios, percorrido quase 70 mil quilômetros e alcançado mais de 760 mil pessoas.

Em 2017, com novo apoio da Sanofi, de março a junho, o projeto já havia rodado mais de 3.412 mil Km, percorrido 8 cidades e alcançado mais de 46.000 pessoas. A Sanofi é patrocinadora do módulo “Água é vida” do projeto, que contempla atividades educativas sobre a importância da água para a vida e o uso responsável deste bem, com a finalidade de sensibilizar os visitantes.