Juntos, melhorando o acesso aos cuidados de saúde

Movidos pelo Coração

No Brasil, uma vida é perdida a cada 2 minutos em consequência das doenças cardiovasculares, segundo o Ministério da Saúde. Para transformar essa realidade e alertar sobre os fatores de risco para o coração, como colesterol, diabetes e hipertensão, a Sanofi é apoiadora do “Movidos pelo Coração”, um movimento promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Além do patrocínio, os funcionários da Sanofi atuam como voluntários no atendimento à população.




KiDS — Diabetes nas escolas

Ambiente escolar seguro para crianças e jovens com diabetes tipo 1

A Sanofi, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) e a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) criaram em parceria junto ao Ministério da Saúde e às Sociedades Brasileira de Diabetes (SBD) e Pediatria (SBP) o Programa KiDS: Crianças e o Diabetes nas Escolas.

Trata-se de uma iniciativa de educação e sensibilização dentro das escolas, que busca estimular o controle do diabetes em crianças e adolescentes, evitar a discriminação, promover a qualidade de vida e a prevenção do desenvolvimento do diabetes tipo 2 no ambiente escolar.

Todos os materiais educativos podem ser baixados, gratuitamente, no site da IDF. Os materiais estão disponíveis em 13 idiomas, incluindo o português.

O pacote educativo do projeto em português está dividido em módulos para quatro públicos diferentes:

  • Pacote educativo 1: Equipe da escola;
  • Pacote educativo 2: Familiares de alunos com diabetes;
  • Pacote educativo 3: Alunos;
  • Pacote educativo 4: Familiares de aluno.

Para mais informações, acesse: ADJ.




#PodeContar

Depressão não é frescura, tristeza ou falta de ânimo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a doença será uma das mais impactantes do planeta até 2020. O Brasil é o 5º país em casos de depressão e 70% dessas pessoas não recebem diagnóstico ou tratamento.

O Coletivo Pode Contar é uma plataforma nacional da Medley cujo objetivo é gerar empatia e conectar a população com informações sobre a doença, suas causas e como buscar tratamento adequado por meio de dois pilares: o de quem precisa de ajuda e de quem pode ajudar. Quando alguém #PodeContar com você, essa pessoa ganha força extra para enfrentar a depressão.

Este é um exemplo de como uma das ações de Marketing, dentre diversas realizadas pelas unidades de negócio da Sanofi, se transformou em educação para a saúde e causou impacto real na consciência de milhares de brasileiros acerca de sua saúde mental.




Aedes: que mosquito é esse?

O combate ao mosquito Aedes aegypti é um dos maiores desafios da saúde pública no Brasil. Só em 2019, o Brasil registrou 1.544.987 casos de dengue, um aumento de 488% em relação a 2018, segundo dados do Ministério da Saúde.

Para contribuir com a redução do risco de transmissão dessa doença, a Sanofi, atenta ao compromisso de promover saúde e conhecimento para a sociedade brasileira, patrocinou, de 2013 a 2019, a mostra educativa itinerante da Fundação Oswald Cruz (Fiocruz): “Aedes: que mosquito é esse?”. Percorrendo diferentes lugares no Brasil, principalmente nas escolas públicas, já passou por diversas cidades brasileiras e somou mais de 89 mil visitantes.

Como tudo começou

Inaugurada em 2014, na cidade do Rio de Janeiro, como uma exposição sobre a dengue, “Aedes: que mosquito é esse?” se transformou em um projeto mais amplo. Em 2017, diversas tecnologias a transformaram em uma mostra completa sobre o mosquito Aedes aegypti com novos conteúdos sobre zika e chikungunya. “Aedes: que mosquito é esse?" é dividida em seis módulos, e apresenta diversas atividades interativas que estão à disposição do público, entre elas o “Quintal Interativo”, em que é possível observar, com lupas, o ciclo de vida do Aedes aegypti e as fases ovo, larva, pupa e alada (adulto). O jogo “Detetive da Dengue” apresenta cenários com possíveis criadouros — o participante deve identificá-los e tocá-los para eliminar a ameaça, e quem encontrar e bloquear mais focos, ganha a partida e acumula pontos na passagem à próxima fase, com nova missão. A caça ao mosquito será intensa! Brincando, o visitante pode usar um aplicativo no celular para achar criadouros do inseto em locais distribuídos ao longo da exposição. Um óculos de realidade virtual mostra um tour do Aedes em locais como uma casa e uma praça.

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