Doenças Endócrinas



Oferecemos uma terapia de apoio no diagnóstico, tratamento e acompanhamento permanente do câncer de tireoide e ainda para um tipo raro de câncer de tiroide, o câncer medular.

Com um acompanhamento constante, desde o diagnóstico até os tratamentos, esperamos que aqueles que passem por esses processos possam ter uma sensação maior de segurança.

A maioria dos caroços ou nódulos nessa glândula é benigna, mas alguns são malignos e devem ser tratados.

Sobre o Câncer de Tireoide

A tireoide é uma glândula em formato de borboleta na base da garganta, e fabrica, armazena e deposita hormônios, que afetam quase todas as células do corpo e ajudam a regular o metabolismo.

Em alguns casos, determinadas células tornam-se anormais e o ciclo de crescimento se desregula. Com a reprodução descontrolada, elas formam um tumor.

O câncer de tireoide é um dos tipos de câncer com tratamento mais tranquilo, mas é necessário fazer exames de acompanhamento por toda a vida. É mais comum em mulheres do que em homens: elas são três vezes mais afetadas pela condição. A maioria dos pacientes tem entre 20 e 54 anos.

Sinais e Sintomas

Um dos mais comuns é o nódulo na tireoide, um caroço que pode ser sentido no pescoço. Nódulos não são incomuns e apenas cerca de 5% são cancerosos.

Diagnóstico

A forma mais comum de confirmar se há câncer de tireoide é a aspiração de biópsia com agulha fina. Uma agulha pequena é inserida, através da pele, no nódulo da tireoide e uma amostra das células é retirada para exames com microscópio. O procedimento não costuma causar muito desconforto.