Veja os cuidados que você deve ter com a pele



Mesmo sendo crônica, a inflamação pode ser controlada com tratamento adequado.

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica, cujos sintomas passam por inflamação da pele acompanhada de coceira, vermelhidão e descamação, que se alternam entre períodos de crise e controle espontâneo. Veja alguns cuidados que, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)1, ajudam controlar os sintomas da doença.

Pele hidratada – a pele seca facilita o contato com os agentes que desencadeiam os sintomas da dermatite atópica. Por isso, é muito importante mantê-la sempre hidratada. Recomenda-se utilizar creme branco e sem perfume, ao menos duas vezes ao dia, de preferência sobre a pele já úmida. No inverno, utilize um hidratante mais oleoso.

Banho sorno – ficar muito tempo no chuveiro e sob a água quente deixa a pele mais seca e irritada. O banho deve durar entre cinco e dez minutos, em água morna ou fria, sem buchas ou sabonete perfumado.

Suor - caso a sudorese provoque coceira, o melhor é tomar um banho rápido, frio e hidratar a pele em seguida. Evite se coçar, pois isso vai aumentar a irritação da pele.

Filtro solar – prefira os protetores brancos e cremosos. Passe antes de nadar, mesmo em piscinas cobertas. Ao sair da água, lave-se para remover o cloro ou sal e passe o filtro solar ou creme hidratante.

Sem stress – procure atividades que envolvam relaxamento e tente se manter longe do stress, que é um dos desencadeadores dos sintomas da dermatite atópica.

Ácaros – deixe o ambiente livre de poeira e mofo que escondem ácaros e bactérias e que podem desencadear uma crise. Retire carpetes, cortinas e use protetores de colchões e travesseiros.

Ambientes quentes – não fique em ambientes muito quentes e, no inverno, opte por agasalhos que podem ser retirados facilmente, de preferência compostos 100% de algodão.

Umidificadores – se o ambiente tiver muito seco, use umidificadores.

Use luvas – evite o contato com agentes irritantes, como detergentes para lavar a louça.

Cosméticos – cosméticos perfumados e coloridos e bijuterias também devem ser evitados. 

O que é a Dermatite Atópica?

A dermatite atópica é uma das doenças crônicas mais comuns, mas seu caráter exige acompanhamento médico e tratamento constante que serve para amenizar as crises e evitar o desenvolvimento mais severo do quadro de inflamação. Ela não é contagiosa!

Dentre os principais sintomas da dermatite atópica estão erupções na pele, acompanhadas de coceira e crostas. A região afetada fica muito sensível e avermelhada. As dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos estão entre as áreas mais afetadas.

A dermatite atópica costuma ser associada à infância – a maior parte dos casos ocorre ainda nos anos iniciais de vida até o desaparecimento dos sintomas ainda na adolescência, mas também atinge adultos. De acordo com a Associação de Apoio à Dermatite Atópica (AADA)2, pesquisas indicam que a doença atinja entre 10% e 15% da população.

É importante ressaltar que o diagnóstico da dermatite atópica só pode ser feito por médico especialista mediante exame clínico, que leva em conta os sintomas apresentados e os registros de casos de dermatite e alergias como rinite, asma e bronquite na família, doenças que estão associadas à dermatite atópica, bem como casos antecedentes na família. 

Médico entrevistado: Dr. Daniel Lorenzini, CRM-RS: 24838

Médico dermatologista, membro efetivo da SBD, mestre em Ciências Médicas pela FMUSP e preceptor do ambulatório de Dermatite Atópica do serviço de Dermatologia da UFCSPA (Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre).
As orientações a seguir se referem à interpretação da literatura médica atual e às principais recomendações de sociedades médicas. Essas informações não devem estimular a automedicação e, sob nenhuma hipótese, substituem a avaliação de seu médico de confiança. Ele é o único profissional habilitado para avaliar a sua saúde e indicar a melhor conduta para o seu caso.
Usar remédios sem o conhecimento do seu médico pode ser extremamente perigoso para sua saúde.