Sustentabilidade Ambiental

Acreditamos que a nossa busca pelo progresso deve ser acompanhada de cuidados com o planeta. Para possibilitar a descoberta do extraordinário e, ao mesmo tempo, contribuir com a agenda ambiental do mundo, desenhamos estratégias importantes que ajudam a diminuir o impacto de nossos produtos e atividades. 

Globalmente, somos guiados por três objetivos principais: 

Neutralidade de carbono até 2030 e zero emissões até 2045

● Reduzir emissões de gases de Efeito Estufa 

● Utilizar eletricidade renovável 

● Converter a frota de automóvel para elétrica ou com zero emissão de carbono

Limitar pegadas ambientais e adotar soluções circulares

● Preservar recursos naturais 

● Proteger biodiversidade 

Melhorar o perfil dos produtos e avaliar seu impacto no meio ambiente

● Produtos com design ecológico

● Promover o uso responsável e o descarte adequado de medicamentos, dispositivos médicos e embalagens 

Do papel para a ação

Reconhecemos a proteção ambiental como uma força motriz em nosso negócio. Esse é um compromisso real e, por isso, temos investido esforços para reduzir e neutralizar os impactos negativos de nossas atividades no Meio Ambiente.  

Aderimos à iniciativa Race to Zero, um compromisso global para zerar as emissões de carbono até 2050. 

Reduzir em 55% a emissão de gases de efeito estufa de 2019 a 2040 

Ter 100% de energia renovável em nossas operações e uma frota de veículos neutra em carbono até 2030 

Devido a essa nossa atitude, somos a primeira grande indústria farmacêutica global a ser avaliada pelo ranking da S&P de ESG. 

CO2 tratado com responsabilidade

As nossas atividades administrativas também podem impactar o meio ambiente. Por isso, implantamos diferentes processos que auxiliam nos cuidados com o planeta. 

Estamos trabalhando com a compensação do carbono da nossa frota de mais de 1,3 mil veículos no Brasil por meio do plantio de árvores. Entre abril de 2018 e maio de 2022 compensamos o equivalente a 15.400 toneladas de CO2, com base na quilometragem contratada com a empresa de locação e gestão de frotas.  

Desde março de 2021, trabalhamos com o serviço de courier carbono zero, com frota totalmente baseada em veículos elétricos. Até maio de 2022 o serviço já compensou o equivalente a 13 toneladas de CO2. 

Sustentabilidade em Suzano

A nossa Fábrica em Suzano tem contribuído muito para o cumprimento de nossos compromissos ambientais.  

Em 2019, implantamos no local uma estação de tratamentos de efluentes para tratar a água internamente, que antes era enviada para o tratamento da Sabesp. Essa iniciativa gerou uma redução do consumo de água de 15% em 2021, em comparação com o ano anterior.  

No início de 2021, lançamos um projeto piloto de energia solar, com a instalação de painéis fotovoltaicos no telhado do restaurante da fábrica.  

A fábrica recicla, ou reutiliza, cerca de 99% dos resíduos gerados pelo processo de produção internamente, e apenas 1% é enviado para aterro sanitário. 

Atualmente estamos investindo na modernização e otimização da performance do sistema de ar-condicionado da fábrica e iniciaremos, em breve, a modernização de nossa Central de Geração de Água Gelada, gerando uma economia da ordem de 5 GigaWatts/ano. 

O uso da tecnologia também foi implementado na gestão dos consumos do local, garantindo um monitoramento eficaz e auxiliando os times operacionais nas tomadas de decisão. 

Economia verde em Campinas

Nossa fábrica em Campinas, é outro local atento às relações entre nossas produções e respectivos impactos ambientais. 

Em 2021, implementamos uma composteira mecanizada que realiza a biodigestão de 150kg/dia de resíduo orgânico do refeitório. Até agora, a economia foi de 81 toneladas de resíduo, antes enviado para aterro, resultando em uma eliminação de 128 toneladas de CO2 da atmosfera, o que equivale a 2140 árvores plantadas nesse período. 

Referente à economia circular, todo o resíduo de blister da fábrica é transformado em outros materiais a serem utilizados nas instalações internas, como portas, batentes, coletores de resíduo e balcões. No geral, 80% dos resíduos gerados pelo processo de produção internamente são reciclados.