Descarte correto de medicamentos e embalagens

Até chegar ao consumidor, qualquer produto passa por uma cadeia que vai desde a obtenção da matéria-prima até sua produção e comercialização. Depois de consumido, muitas vezes esse produto gera resíduos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente, se descartados de forma inadequada.

Você sabe como realizar o descarte correto de medicamentos e suas embalagens?

O descarte de resíduos de medicamentos no lixo comum, ou no sistema de esgoto, pode levar à contaminação da água e do solo, afetando organismos vivos, animais e pessoas. Por isso, é fundamental para a nossa saúde e a do planeta, saber como descartá-los adequadamente.

Como descartar os resíduos de medicamentos
Tipo de resíduoProcedimento de descarte. Locais adequados
Caixas de papel e bulas que não têm contato direto com o medicamento.Embalagens plásticas de cosméticos vazias e limpas.
Lixo reciclável.Um material é identificado como reciclável por meio do símbolo universal de três setas dispostas em forma de um triângulo.Além dessa indicação, as embalagens que não tiveram contato direto com o medicamento não são consideradas tóxicas ao meio ambiente, e podem ser descartadas no lixo reciclável.
Medicamentos vencidos ou em desusoEmbalagens que tiveram contato direto com o medicamento
Pontos de descarteDevem ser descartados nos pontos de coleta apropriados, ou seja, locais que mantêm dispensadores contentores para receber medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, além de embalagens que tiveram contato direto com um remédio.Encontre um ponto de descartepróximo a você em logmed.org.br

A logística reversa começa com você. Após o descarte adequado do seu lixo reciclável ou medicamentos vencidos ou em desuso, os distribuidores de medicamentos, ou parceiros, farão a coleta dos resíduos, retornando-os ao responsável por sua produção ou encaminhando para locais de destruição. Assim, o descarte final é realizado de forma ambientalmente correta.

Os programas de responsabilidade ambiental que participamos

Somos parceiros do Programa de Logística Reversa da LOGMED (Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares Vencidos ou em Desuso e suas Embalagens), que disponibiliza coletores em redes de farmácias e drogarias. As embalagens e medicamentos, vencidos ou em desuso, descartados pelos consumidores são retirados por uma rede de parceiros que os destina até pontos de destruição homologados pelas entidades ambientais.

Como funciona o processo da LOGMED:

Acesse a lista completa dos pontos de descarte disponíveis e junte-se a nós nessa causa!

Também temos parcerias com programas de logística indireta (Dê a mão para o futuro e Eureciclo), no qual a compensação ambiental ocorre por meio da reciclagem da mesma quantidade, e mesmo tipo de material, daquelas embalagens que foram comercializadas:

 

Dê a mão para o futuro

Ambas as estratégias foram desenhadas para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma lei (nº 12.305/10) que organiza a forma com que o país lida com o lixo, obrigando as empresas a repensarem o impacto ambiental de suas embalagens, garantindo a destinação correta de seus resíduos pós-consumo.

O comprometimento com o futuro do planeta é um dos pilares fundamentais em nosso trabalho. Afinal, nossa saúde está diretamente ligada com o meio ambiente e você tem um papel essencial nesse processo.