Nosso Legado

A Sanofi de hoje se baseia na herança de transformar o impossível em possível para pessoas e comunidades em todo o mundo.

No último meio século, a Sanofi se tornou uma das principais empresas de cuidados de saúde do mundo – o resultado de um grupo diversificado de empresas que compartilham uma rica história em inovação em cuidados de saúde que remonta ao século XIX. Hoje, a nossa presença se estende a 90 países, com mais de 91.000 funcionários perpetuando este legado e unidos sob o propósito comum de perseguir os milagres da ciência para melhorar a vida das pessoas. 

Uma marca com 50 anos, alguns séculos de inovação

Tempo de execução 3:06 | Vídeo
(Vídeo em Inglês)

Em 2023, a Sanofi celebrou o 50º aniversário da sua criação na França. O que começou como uma aventura empreendedora se transformou em uma empresa global com uma herança de centenas de empresas de todo o mundo, com raízes que remontam ao século XVIII.

Uma mulher segurando seu bebê nos braços - Fotorreportagem da Nigéria - Poliomielite
Uma mulher segurando seu bebê nos braços - Fotorreportagem da Nigéria - Poliomielite

Protegendo a saúde pública com vacinas

A combinação das nossas vacinas inovadoras e do alcance global significa que muitas doenças não detêm o poder que já tiveram. A Sanofi foi o primeiro fornecedor mundial da vacina injetável contra a poliomielite, seguida pelas primeiras vacinas contra gripe, meningite e raiva.  

Hoje, o nosso portfólio de vacinas protege meio bilhão de pessoas em todo o mundo. 
Olhando para o futuro, adicionamos a tecnologia de mRNA ao nosso robusto conjunto de plataformas, nos permitindo desenvolver futuras vacinas de primeira qualidade contra o vírus sincicial respiratório (RSV), gripe, clamídia e acne. 

Veja mais
Maxime Paulet, técnico de laboratório, Marcy l'Etoile, França
Maxime Paulet, técnico de laboratório, Marcy l'Etoile, França

Um século de inovação em diabetes

Desde a introdução da insulina em 1923, a vida das pessoas com diabetes mudou radicalmente.  
A Sanofi desempenhou um papel importante no estabelecimento de padrões de cuidados neste espaço que hoje se estima que afete mais de 530 milhões de pessoas em todo o mundo, apoiando-as com tratamentos e ferramentas que podem ajudá-las a controlar a sua condição. 

Agora a Sanofi está utilizando a sua experiência neste domínio para dar um passo à frente com a introdução do primeiro tratamento modificador da doença para pessoas em risco de desenvolver diabetes tipo 1 em estágio 3. 

França TCell Sanofi
França TCell Sanofi

Liderando o caminho em imunologia e neurologia

A Sanofi tornou-se rapidamente líder mundial em imunologia. Com base no trabalho que realizamos para desbloquear a compreensão da inflamação do tipo 2, pretendemos agora abordar a inflamação para além do tipo 2 – incluindo através de uma variedade de modalidades de tratamento e das formas mais leves às mais severas. Nossa abordagem ousada nos permitiu construir um pipeline líder do setor com aproximadamente uma dúzia de medicamentos de última geração que têm potencial para serem os primeiros ou os melhores da classe nas áreas de dermatologia, respiratória e gastroenterologia. 

O sucesso da Sanofi no desenvolvimento de tratamentos avançados de modificação da doença para a esclerose múltipla recidivante-remitente também fornece uma base sólida para novas descobertas e desenvolvimento neste campo. A Sanofi está a explorar múltiplas terapias para a EM com mecanismos inovadores e únicos.  

Brian Berman, presidente e CEO da National Gaucher Foundation, foi a primeira pessoa no mundo a receber com sucesso terapia de reposição enzimática para a doença de Gaucher
Brian Berman, presidente e CEO da National Gaucher Foundation, foi a primeira pessoa no mundo a receber com sucesso terapia de reposição enzimática para a doença de Gaucher

Uma rica história em doenças raras

O trabalho pioneiro da Sanofi no domínio das doenças raras começou na década de 1980, quando os investigadores começaram a estudar doenças de armazenamento lisossômico, resultando na descoberta inovadora de terapias de substituição enzimática para doenças de Gaucher, Fabry e Pompe, anteriormente intratáveis.

A defesa e as fortes parcerias da Sanofi com a comunidade das doenças raras também levaram a um melhor acesso aos medicamentos órfãos e ao estabelecimento de um programa humanitário inédito no seu gênero, que fornece terapias gratuitas a pessoas que enfrentam barreiras financeiras ou logísticas. 

Nos últimos anos, a Sanofi expandiu o seu âmbito de P&D, construindo um dos mais robustos canais de doenças sanguíneas raras da indústria, com o objetivo de redefinir fundamentalmente o tratamento de doenças como a hemofilia A. 
 

Ajudando as pessoas a se ajudarem por meio do autocuidado

Estamos construindo um futuro mais saudável ajudando as pessoas, ajudando a si mesmas. Desde a introdução precoce de medicamentos OTC para o bem-estar digestivo, ajudar as pessoas a melhorar o seu próprio bem-estar sempre foi uma prioridade na Sanofi. Com as empresas que ajudaram a construir nosso negócio de Consumer Healthcare, nosso portfólio cresceu para incluir alergia, Alergia, Tosse, Resfriado e Gripe, Tratamento da Dor, Bem-Estar Digestivo, Bem-Estar Físico e Mental. 

Hoje continuamos a capacitar as pessoas para defenderem um melhor cuidado pessoal para si mesmas, para as suas comunidades e para o nosso planeta, através dos nossos produtos e soluções inspirados no consumidor e baseados na ciência. Elevamos a criatividade e tornamos a saúde tão simples quanto deveria ser, ajudando mais pessoas a desempenhar um papel ativo na sua saúde. 
 

Nossa história no Brasil

Temos orgulho de ser parte da jornada de vida e de saúde dos brasileiros há mais de 100 anos.

A primeira parte da nossa história no país data de 1919, quando a Companhia Rhodia chega ao Brasil. Uma série de associações e aquisições chegará à construção da Aventis, em 1999.

A segunda parte começa em 1973, quando a Sanofi propriamente dita foi fundada na França. Esse processo também foi marcado por reestruturações e mudanças.

Essas duas vertentes se encontram em 2004 a partir da fusão da Sanofi com a Aventis, constituindo a Sanofi-Aventis. Em 2011, passamos a adotar apenas o nome Sanofi.